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sexta-feira, 23 de março de 2018

Sobre a carreira de Comissário de Bordo

O comissário de bordo pode trabalhar no transporte aéreo nacional e internacional, em aviões comerciais, táxis aéreos e até helicópteros. Existem alguns cursos para aeromoça na internet que ensina passo a passo.

Algumas das funções do comissário de bordo são:

Receber e encaminhar os passageiros aos seus lugares.
Verificar o posicionamento correto das poltronas e cintos de segurança.
Zelar pela segurança a bordo.
Transmitir informações sobre o voo aos passageiros.
Atender solicitações de passageiros e tripulação.
Checar equipamentos de segurança.
Verificar e oferecer alimentação e material de pernoite.

Grande capacidade de autocontrole diante de circunstâncias adversas e inesperadas e saber lidar com o público são duas das características importantes para ser um bom comissário de bordo. Falar outros idiomas é obrigatório para aqueles que pretendem seguir carreira internacional, sendo que línguas orientais (chinês, japonês) têm sido bastante demandadas pelas companhias aéreas.



De acordo com estudos da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), a carreira de comissário de bordo está em alta e deve continuar assim nos próximos anos.

A expectativa da Associação é de que até 2020 sejam criados mais 660 mil empregos no setor da aviação e sejam construídos mais 73 aeroportos no Brasil.

Não ter rotina e poder conhecer muitos países são duas das vantagens mais citadas da carreira de comissário de bordo. Embora verdadeiras, essas características não se aplicam necessariamente a todos os profissionais.

Comissárias de voo que voltam da licença-maternidade, por exemplo, têm o direito de fazer a “escala-mãe”, com voos de curta duração e horário de trabalho regular. Comissários que fazem faculdade à noite também podem negociar um horário fixo.



Nesses casos, ao ter uma jornada fixa de trabalho, com “horário comercial”, o comissário de bordo deixa de receber os adicionais de viagens mais longas.

Pela lei, os tripulantes de aeronaves podem viajar 85 horas mensais, no máximo,  com pelo menos 8 dias de folga por mês.

A legislação também prevê uma série de outras regras, como o acréscimo de 3 horas de descanso a cada 3 fusos horários atravessados e mais 12 horas de descanso ao chegar em sua base de origem, além de diárias para alimentação, independentemente das refeições servidas a bordo.

fonte:https://www.guiadacarreira.com.br/salarios/quanto-ganha-um-comissario-de-bordo/


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